Bolsa Formação: Vagas gratuitas em Cursos Educação Profissional e Tecnológica.

Todos por Todos: site do Governo reúne cursos grátis para fazer online

A Bolsa Formação conta com a parceria de outras instituições e de outras instâncias do Ministério da Educação para organizar e promover a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O objetivo é realizar o planejamento dos cursos a partir das necessidades dos diversos setores produtivos e sociais e das demandas das diferentes regiões do país, ampliando as chances de ocupação dos egressos.

É também  intenção do Ministério da Educação acionar a capacidade instalada nas instituições educacionais que atuam na educação profissional e tecnológica para ampliar e interiorizar a oferta de vagas gratuitas. Dessa forma, um maior contingente de jovens e trabalhadores podem acessar a formação profissional.

A parceria é formalizada por meio de instrumento específico, o qual define as atribuições dos parceiros em atendimento ao estabelecido na Portaria MEC nº 817/2015 e demais normatizações.

A Bolsa Formação custeia a oferta de vagas gratuitas de cursos técnicos e de formação inicial e continuada

Por meio da Bolsa Formação, a Setec/MEC apóia as instituições vinculadas às diversas redes de ensino do país na oferta de vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional, custeando a abertura de vagas.

Os recursos transferidos para as instituições ofertantes da Bolsa Formação/Pronatec abrangem todas as despesas de custeio das vagas, como mensalidades, materiais didáticos e encargos educacionais, podendo incluir o fornecimento de alimentação e transporte aos estudantes, de acordo com a Lei 12.513/2011 e a Portaria que a regulamenta (Portaria nº 817/2015).

Iniciativa premiada

Instituída em 2011, quando da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec),  a Bolsa Formação da Setec/MEC foi reconhecida nacionalmente como estratégia inovadora no setor público ao ser premiada na 19ª Edição do Concurso Inovação no Setor Público.

O concurso foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e busca valorizar iniciativas do poder público que promovem a melhoria da qualidade da gestão e dos serviços prestados à sociedade.

Público

A Bolsa Formação está voltada para:

    • estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
    • trabalhadores;
    • beneficiários dos programas federais de transferência de renda e;
    • estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Deixe um comentário